quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Vamos bincar? De quê?


Artigo em cima de uma notícia na qual fala - Crianças moem giz e brincam de traficante em escola de Sapucaia do Sul(RS)

O ocorrido no Rio Grande do Sul, não é o primeiro caso no Brasil. Houve um parecido que foi o pai de duas crianças ousarem em ensinar os seus filhos a roubarem. O método era tão eficaz que parcia verdade. É copmum em nossas gfavelas às crianças se relacionarem com traficantes e verem dia a dia aquele movimento de drogas. Será que não haveria outra brincadeira? Não houve o incentivo das professoras com relação ao tipo de brincadeira? Como explicar essa situação? É muito simples. As crianças de 0 a 7 anos de idade estão com todas as janelas da aprendizagem abertas. Então, tudo que ela veem elas rapidinho aprendem. Ou seja, elas veem seus pais ou vizinhos fazendo e fazem também. Talvez nem tendo a consciência da gravidade de tal brincadeira. Qual o papel da escola diante deste fato? Será que houve algum mutirãop naquele território de conscientização sobre as drogas e suas consequências? Sabe-se que no Brasil é comum a comercialização das drogas. Estavam até pensando em legalizá-la. Há alguns que acreditam que deveria legalizar e outros que não. Os que dizem que deve ser legalizada, acreditam na hipótese de que legalizando, a droga ficaria banalizada e não haveria mais aquela sensação de adenalina. E os que dizem que não deve ser legalizada afirmam que é preciso ser rígido com esse tipo de pessoas. Vamos brincar de bila? Sugiro às crianças que perguntem aos seus avós, tios, como eram as brincadeiras de antigamente. Tenhop certeza que eram melhores, legais e mais divertidas. Faça isso. É super interessante são cada história.
Fazendo um paralelo com a visão durkheimiana da sociedade, podemos falar da educação moral e das relações indivíduo sociedade. Ele entendia que o indivíduo é o substrato do social, porém esse mesmo se impõe sobre ele porque o precede e o sucede e porque é do social, de suas tendências e necessidades que ele extrai sua natureza e suas foprmas de ser e fazer. Ou seja, o indivíduo é aquilo que a sociedade impõe sobre ele. Em suas necessidades e natureza, elas são impostas pela sociedade. Colocando neste fato, as crianças refletiram algo do que a sociedade estava impondo sobre elas. Sabemos que para ele: conduzir-se moralmente é agir em conformidade com uma norma, que determina a conduta a ser seguida antes mesmo que tomemos partido acreca do que devemos fazer. O domínio da moral é o domínio do dever e o dever é uma ação prescrita. Isso não significa que a consciência moral não possa defrontar-se com questionamentos; sabemos bem que ela frequentemente se embaraça que hesita entre partidos contrários. Ou seja, ter moral é ter norma(lei). No caso, será que a escola tinha normas a cumprir? Ou era tudo legalizado ou permitido? È preciso numa escola ou em qualquer estabelecimento termos lei a cumprir, pois senão vira bagunça. É necessário regras para cumprirmos. Assim fica tudo organizadinho. Será que antes de iniciar as brincadeiras, elas não ensinavam quais os tipos de brincadeiras? Se não, por quê? é necessário fazer uma análise bem ampla em cima dessa questão para podermos, também, entender melhor o fato ocorrido no Rio Grande do Sul. "A construção do ser social, feita em boa parte dela pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamneto - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é produto dela", escreveu Durkheim. Ou seja, mais do que formadores, as crianças, são produto do meio(sociedade). A sociedade impôs aquilo a elas e elas, rapidamente, assimilaram. Portanto, também se deve olhar o comportamento da sociedade ante esse fato e o que a mesma tem haver com o fato ocorrido. Tem que ver a situação da sociedade em relação a esse fato. Qual a relação da sociedade(meio) com o ocorrido no RS? Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, coim forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local. É intereesante que a sociedade, para Durkheim, é rsponsável para esse fato e ela mesma depois julga a situação como lhe aprouver. Por tudo isso, é impressionante a falta de responsabilidade da sociedade. O que a sociedade. O que a sociedade está ensinando para seus filhos? Cabe a nós refletirmos sobre tudo o que aconteceu e nos movermos com uma açõ contra estas situações que vemos no nosso cotidiano. Não podemos deixar que isso se repita.
Referências bibliográficas:
https://clickhbooks.websiteseguro.com/productinfo?cPath=5&products id=1683

revista escola

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