domingo, 17 de janeiro de 2010

Vida Nova

Vida Nova
17-01-2010

Dom Orani João Tempesta
Ao iniciar um novo ano as esperanças renascem! A contagem do tempo faz com que experimentemos essa magia de retomada de nossos sonhos e ideais. Isso ocorre sempre que iniciamos uma nova atividade, um novo período, um novo ano.
Nos últimos dias do ano civil trocamos cumprimentos, desejos de feliz ano novo, nos confraternizamos, rezamos. Sempre é um momento de olhar para o caminho percorrido e descobrir que muito mais e melhor poderíamos ter feito. Mas é muito mais o olhar para o horizonte vasto que se abre diante de nós que nos motiva e desafia.
Como gostaria que essa motivação e esse desafio não fossem apenas por alguns dias e depois tudo retornasse aos mesmos comodismos de sempre. Nossas melhores intenções logo morrem no cotidiano da vida e se perdem com as dificuldades e oportunidades que aparecem a cada momento de nossa existência.
Alguns acreditam em mágicas e superstições, pensando que alguns tipos de atividades ou de cores farão a diferença para que tudo corra melhor no ano que vai se iniciar. Aos poucos percebem que isso é muito pouco para mudar a realidade e viver melhor o chamado a uma vocação de sinal de tempos novos para as pessoas hoje.
Os cansaços das pessoas que já tiveram muitas experiências de sonhos ou de idéias que não chegaram a um ponto conclusivo e muitas vezes se decepcionaram pelas dificuldades tornam-nos muitas vezes descrentes de que os tempos um dia possam ser melhores.Será que a humanidade não tem jeito? Será que nós que demos o passo para uma consciência ecológica maior, que faz com que respeitemos a natureza ao redor como nossa casa, que precisa ser conservada, não conseguimos dar o passo de qualidade para viver melhor em nossa biosfera humana?
Não podemos nos acostumar com o pior nem com as omissões. Ao iniciarmos o novo ano somos chamados a pedir ao Senhor que a cada dia sejamos novos como se fosse o primeiro dia de nossa existência, estando sempre disponíveis para servirmos com um coração despojado a todos os nossos irmãos e irmãs.
Coloquemos no Senhor nossa esperança e nossas certezas! Acolhamos com alegria o início de um novo tempo e peçamos a Deus que nos ilumine para que realmente seja um tempo de fraternidade e de paz. Que aquilo que depender de cada um de nós seja a nossa vida uma resposta afirmativa ao Deus da Vida que nos conduz e que, presente no meio de nós, em Jesus Cristo, Nosso Senhor, nos conduz para a reconstrução do homem e do mundo.
Ao retiramos nossos velhos calendários e trocarmos nossas agendas, coloquemo-nos ao dispor do Senhor como homens que retiram a caminhada da velha criatura e se faz pessoa renovada que se abriu para o Senhor e O anuncia a todos.
Ao iniciarmos o ano com a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, e com o Dia Mundial da Paz, agradeçamos a Deus por mais esse tempo que nos é colocado à disposição. Que o Senhor nos inspire palavras e atitudes concretas para que, enquanto vivermos, passemos a nossa vida fazendo o bem a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário